A dimensão da sustentabilidade de uma organização envolve os aspectos econômicos, financeiros, sociais e ambientais presentes em sua atuação. Uma abordagem articulada das estratégias organizacionais, alinhada com os princípios da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável se faz cada vez mais necessária no atual mundo dos negócios. Ações que conduzem para a promoção de uma visão ampliada da organização face às novas exigências sociais que se apresentam como norteadoras das atividades produtivas precisam ser estimuladas, avaliadas e incorporadas pelos gestores, contribuindo assim com a responsabilidade corporativa.
Essas organizações vêm sendo pressionadas pelas ocorrências decorrentes da abertura de mercados, tendo a necessidade de buscar através da Gestão Ambiental, ferramentas de gestão capazes de garantir a excelência em qualidade e padrões tecnológicos, bem como eficácia em processos e capacidade de negociação, aliadas a preservação do ambiente natural e a manutenção da qualidade de vida no planeta. O objetivo é desenvolver um planejamento estratégico desmembrando-o em ações capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável de uma organização, preservando o meio ambiente e gerando, portanto, um diferencial a imagem da empresa e de seus produtos. O plano estratégico de ação voltado ao alcance da sustentabilidade aponta estratégias com potencial agregador na maximização das vantagens e minimização das desvantagens concorrenciais. Vislumbra-se envolver, motivar, treinar e capacitar o quadro de colaboradores, delegar responsabilidades e mensurar o comprometimento dos mesmos. Instituição do programa de relacionamento com os fornecedores (visita, cadastro, ficha técnica de produtos e processos), realização de eventos promocionais informativos e educativos junto à comunidade, investindo na renovação e reafirmação da marca. Delimitar-se a potencialidade de reinvestimento na atividade, definindo índices, fontes e prioridades, levantar as necessidades de atualização tecnológica, agindo de forma ágil, na minimização dessas deficiências, implementar internamente e externamente o projeto "Reciclando, produzindo e crescendo com responsabilidade social e ambiental". O planejamento estratégico, voltando à gestão ambiental possibilita a organização não só o crescimento, mas também a lucratividade no negócio de reciclagem.
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